Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Motivação, que bicho é esse?


Certa vez, vi no Youtube um vídeo sobre motivação um tanto quanto "interessante". Falava sobre um chefe de uma determinada empresa que precisava a todo custo motivar seus funcionários. Foi quando teve a brilhante idéia de contratar um jogador de futebol americano. A coisa funcionava mais ou menos assim: se um funcionário era encontrado no corredor ocioso, la vinha aquele homem gigante, vestido de jogador de futebol correndo feito um desesperado e pulava em cima do pobre coitado de gravata! No vídeo dava certo...
Imaginemos agora o verdadeiro mundo das organizações. Falamos tanto em motivar as pessoas, em ter bons funcionários, pró-ativos, cheios de garra, entusiasmo com o que fazem, etc. Mas quando olhamos pela veneziana da nossa sala, muitas vezes encontramos funionários cansados, bocejantes, insatisfeitos com o salário, com as condições de trabalho e até consigo mesmos. Vem à tona mais uma vez o desafio: Que é essa coisa de motivação? Do Aurélio: s.f. Ato ou efeito de motivar; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase "todo comportamento é motivado". Pegando essa descrição aureliana. Já que todo comportamento é motivado, podemos concluir que um dos diversos fatores que podem contribuir para um quadro de colaboradores "desmotivados" é um líder desmotivado. Daí a importância do gestor, gerente, lider ter dentro de si essa mesma sagassidade, um empenho em automotivar-se para poder conduzir seus colegas ao mesmo caminho.
Automotivação rima com amor ao que se faz! Impossível, repito, impossível alguém se entusiasmar com algo que não gosta. Imaginemos um torcedor do flamengo vendo um jogo do vasco? Que motivação, hein! Imagine um gerente que tudo o que sempre quiz foi ser um violinista clássico ou um remador. Coitados dos funcionários deste homem!
Motivação rima com correr atrás do sonho! Ser empresário de banda de forró dá certo? Vender doces na praia rende bem? Montar uma lanchonete? Corramos atrás do nosso sonho profissional, é isso que dá certo...

4 comentários:

Dind disse...

Fico feliz que vc esteja feliz e motivado hj!!! Bem que eu disse que não era comunicação heheheeheh

Vanderlúcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanderlúcio disse...

Muito bom o artigo Tobias. Tenho uma dúvida. O que você indicaria para um recém gerente que encontra uma equipe desmotivada e "viciada" nesta condição?

Anônimo disse...

Todoo escritorrr ..... =)
Adorei teu blog ! Os textos tão legais mesmooo!!!
Bjãooo!!! =*
(Aeeeeeee....... conseguiii!! kkkk ! )