sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A pior estratégia de Marketing da TV brasileira!



O cenário não poderia ser mais adequado: Horário Nobre da TV, audiência alcançando o monte Everest, uma ação de merchandising de uma das maiores empresas do ramo de bebidas do país. Qualquer estudante de marketing ou profissional de publicidade poderia definir este como o momento ideal para atingir todos os objetivos possíveis de merchan que uma organização possa conceber.

Mas, ao invés disso, o que presenciamos nesta última quinta-feira 13, foi digno das produções estreadas pelo astro da comédia americana, Jim Carrey. Tudo deu errado! O mais aterrador não foi o fato de a produção do BBB 11 ter se embananado inteira com a estrutura que fazia correr a garrafa gigante de Guaraná. Se não bastasse esse despreparo até compreensível, a cena que segue é que transformou o momento em uma tragédial global: a participante do programa apelidada carinhosamente pelos twitteiros imperdoáveis de "Paulinha Jabulani" (não pergunte o motivo!)tenta desesperadamente se agarrar à embalagem gigante de refri e tomba como uma jaca por diversas vezes, levando os telespectadores às gargalhadas.



A twittada começou em seguida. Pouco tempo depois as palavras Guaraná Antraticta já erm as mais comentadas no país! Caramba! que jogada de maketing incrível! Lamento informar aos acionistas da empresa respeitosamente citada que os coments não eram, digamos, muito agradáveis à imagem da marca. Leia alguns e tire suas conclusões:

"A Record agradece e o o Kuat também!"
"Paula jabulani + #provaGuarana + Queda = ataque de risos na minha casa!"
"O #BBB já teve dias melhores #Guarana"
"#PaulaJabulani, a garota propaganda do #Guarana"
"Nunca mais bebo #Guaraná"

Isso sem falar nas palavras "carinhosas" que os outros participantes do infame Reality proferiam contra a pobre garrafa patrocinadora do programa: "Chuta essa P#$%* Car%&*@#!!!!"

Enfim... Eu pensaria duas vezes antes de gastar milhares de reais e associar a marca de uma empresa consolidada no mercado com a imagem de um programa apelativo, onde vale tudo para ganhar dinheiro. Quem brinca com fogo...

Nenhum comentário: