Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma Igreja parada no tempo!




Na semana passada, A Comunidade Católica Shalom realizou mais uma edição do Acamps - acampamento de Jovens Shalom. Cerca de 900 jovens de 14 a 28 anos estiveram na fazenda Guarani em Pacajus, interior do Estado do Ceará para experimentarem de uma semana, digamos, diferente.

Conforto não é o que se pode esperar de um acampamento. As barracas são "climatizadas", de manhã, bem quentes e à noite, um gelo só! Nada de internet, Ipods, notebooks e redes sociais por uma semana inteira! Muita chuva, atividades no meio do mato, momentos de oração e um salão vermelho que se falasse, dava um senhor blog! É em meio a este cenário de aventura e digamos, pouco conforto, que essa galera experimenta do que eles chamam de "a melhor semana da minha vida!".

Em contrapartida, vemos uma sociedade que cobra a postura mais branda da Igreja com temas que eles chamam modernos. Acusam a Igreja de "parada no tempo", que caminha no sentido contrário ao do Progresso e consequentemente, está distante do homem de hoje.



Pois bem, o desafio está lançado. esta Igreja retrógrada está nas redes sociais, convoca os jovens ao diálogo e lhes apresenta uma novidade, tão antiga quanto andar para frente e tão nova como os mais novos lançamentos, Iphones, Computadores e todo esse aparato tecnológico dos dias atuais. E com uma diferença crucial: esta "antiga novidade" apresentada aos jovens é mais que um lançamento modernista que facilmente é ultrapassado pela última tecnologia, ou que cai no desuso tão rapidamente quanto foi lançado. É um projeto de vida, algo que nos acompanha para sempre, transforma o coração e trás um novo sabor à existência.

Apresentamos a você, homem de hoje, a Igreja! Que está sim, parada no tempo. Parou no tempo de hoje, como vem parando em todos os tempos e momentos da vida humana, para acompanhá-la, orientá-la e não deixar que este homem, tão suscetível a mudandanças sócio-culturais pare em si mesmo, chamando de verdade o que lhe serve naquele momento como tal. Esta Igreja para no tempo e com isso, luta para que o ser humano não pare em si mesmo e se perca pelos tempos fulgazes do modernismo.

O Projeto Cristão é moderno, arrojado, usa calça jeans e tem acesso à internet. Mas não é modernista, nem se deixa levar pelas mudanças tão efêmeras que podemos contemplar em cada esquina, em cada homepage. Com isso, torna-se uma seta para o jovem de hoje, apontando o Caminho seguro que conduz ao futuro e não permite que se pare no presente, à mercê de qualquer ventania. Isso, você pode perguntar a qualquer jovem que participou do Acamps, eles viram, ouviram, tocaram e agora, dão testemunho: uma Igreja, viva, jovem e moderna!

3 comentários:

Med Sina disse...

É verdade, e o maior desafio é evangelizar os jovens em meio a tanto barulho que os impedem de ouvir o essencial. Acho que a adaptação não deve ser necessariamente da Igreja, mas de cada pessoa que chega a essa coletividade. É mais fácil eu me adaptar a uma instituição do que ela, como multiplicidade, se adaptar a mim. No entanto, a Igreja tem sido cada vez mais aberta ao diálogo, mas ninguém vê isso, é mais fácil criticar!

Parabéns pelo post.

Marcelo Viana.

www.medssina.blogspot.com

Samantha O.L. disse...

Concordo com você, Tobias. Essas pessoas que vêem a Igreja com algo do passado ou retrógado, precisam urgentemente de uma experiência com o amor de Deus para descobrir que esse amor é atual e se lança por diferentes meios de comunicação para atingir a todos.
Parabéns pelas palavras bem colocadas!
Shalom!

Cristiane Oliveira disse...

Palavras incríveis. De fato somente quando "nos retiramos" das amarras da modernidade podemos dizer que realmente somos livres para experimentar o Amor e a Fraternidade.Adorei suas colocações, sobretudo da barraca climatizada.